quinta-feira, 10 de outubro de 2013

[review] SANGRE ETERNA - asphyxia (2012)


SANGRE ETERNA - asphyxia
(Maple Metal Records - 2012)

Lembro-me de, recentemente, ter retido uma simples descrição, ou distinção, se preferirem, respeitante à forma como o chamado death metal melódico era interpretado em diversos pontos do globo, mas apontando principalmente aos dois lados do Atlântico, valorizando a forma como as bandas europeias apostam de forma consistente e capaz nos intrincados arranjos de guitarra, para sublinhar as partes partes melódicas dos seus temas!

Apesar dos SANGRE ETERNA não estarem propriamente no lote de bandas que nos lembramos numa hora de aperto, num qualquer quiz-show ficcional com uma categoria de death metal melódico, este disco é um bom exemplo daquela aposta! Estes sérvios sabem compor e têm excelentes temas para o comprovar! Seja com a abertura do disco com ‘The End Of Beauty’ ou com o tema título, ‘Asphyxia’, onde aquela parte de piano soa realmente bem, seja no riff principal de ‘Confession and Death’ ou no seu imediato, ‘Illusions Of Fate’, o facto é que a música que os SANGRE ETERNA aqui apresentam tem muita qualidade!

A fórmula certamente não estará assente na novidade mas, tal como sempre foi a opinião destes ouvidos, é a forma como misturas essa fórmula que conta e se a coisa for bem feita, o resultado final, a música, será apreciado de forma efusiva! Assim acontece com este disco! Óptimo equilíbrio oferecido pelos teclados, que estão rendilhados de uma forma que serve de apoio às melodias, mas não são eles que as impõem! Boa nota também para as vocalizações de Ilija Stevanović, a servirem bem o exigido pelo instrumental!

A curiosidade final passa pelo tema ‘Seventh Angel’, que tem aqui direito a duas versões diferentes, uma mais agressiva, forte e pujante e a outra, mais suave e soft-rock, com um registo vocal completamente diferente e com um início que me levou a pensar tratar-se de um arranjo diferente para ‘Say Just Words’ de Paradise Lost! Mais um bom exemplo da versatilidade de SANGRE ETERNA! Bom som! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: