quinta-feira, 10 de outubro de 2013

[review] THUNDERKRAFT - totentanz (2012)


THUNDERKRAFT - totentanz
(Svarga Music - 2012)

Ainda estou a tentar encaixar bem a descrição atribuída à música que os THUNDERKRAFT praticam: industrial folk death/black metal!! De onde é que surge tamanha dobra no continuum espaço-temporal que permite a saudável convivência de algumas destas díspares inclinações sonoras, perguntam vocês? Bom, a julgar pela informação oferecida por esta banda ucraniana, no seu facebook, tudo se resume à conjugação de influências e de experiências levadas a cabo ao longo dos seus doze anos de actividade! O normal, portanto, numa banda que continuamente pretende moldar a sua sonoridade à sua visão criativa!

Acreditem que “Totentanz” (tradução: A Dança dos Mortos) não soa tão estranhamente desequilibrado quanto possa parecer à partida, apesar de conter os seus momentos em que a boa vontade em fundir todos aqueles elementos não é suficiente para ficarmos agarrados ao que se passa à nossa volta! Existem algumas passagens um pouco confusas (‘The Future World’), mas, basicamente, as partes mais industriais prendem-se com ambientes, samples e momentos criados através de computador, enquanto a presença mais forte se mantém na mistura de elementos tradicionalmente mais folk como os violinos ou mesmo o theremin com as inclinações death/black mencionadas no início!

O facto de os temas serem cantados ora em ucraniano, ora em russo ou alemão (‘Totentanz’) talvez não seja o mais apelativo, para quem está comodamente habituado a ouvir quase toda a sua música em inglês, mas aplaude-se o facto dos THUNDERKRAFT não vergarem a sua expressão à facilidade comercial anglo-saxónica! De resto, “Totentanz” não é um disco que vá entusiasmar um serão, mas é interessante pela forma como mistura e serve os seus diferentes géneros. --- [Rui Marujo]

Sem comentários: