quinta-feira, 10 de outubro de 2013

[review] NOCTE OBDUCTA - Umbriel (Das Schweigen Zwischen Den Sternen) (2013)


NOCTE OBDUCTA - Umbriel (Das Schweigen Zwischen Den Sternen)
(MDD Records - 2013)

Sempre que me começo a convencer da estagnação que parece existir à volta de um género repleto de contribuições kvlt e trves e tudo o mais, quer o destino que me cruze com alguma coisa que me volta a oferecer esperança, no que diz respeito a black metal fora dos limites habituais e do enfado geral que muitas vezes ele consegue provocar! Desta feita, a ingrata tarefa recai sobre os alemães NOCTE OBDUCTA e este seu “Umbriel (Das Schweigen Zwischen Den Sternen)”!

Bom, certamente haverá algum purista, daqueles que passa os seus dias numa caverna a desenhar pentagramas na parede e a exercitar a sua misantropia, que queira afirmar a plenos pulmões que esta banda não é black metal mas, na verdade, quem é que lhe quer dar ouvidos? De facto, o prefixo avant-garde é aqui aplicado de uma forma bastante consistente, uma vez que os diferentes andamentos deste album estão instalados em ambientes que muitos podem considerar fora da sua zona de conforto, mesmo que alguns momentos sejam típicamente black metal, surgem sempre envoltos numa aura que parece convidar a percorrer caminhos ainda mais negros, com arranjos diferentes do habitual e vocalizações que podem facilmente oscilar entre dois registos totalmente polarizados!

Passagens acústicas com vozes limpas, cruzadas com pontos pesados e escuros com letras gritadas com a vontade de quem pretende rasgar a garganta de forma paciente, sintetizadores que tanto oferecem molduras fúnebres como podem trazer efeitos complementares às viagens que ocorrem à sua volta, podem encontrar um pouco de tudo isto neste “Umbriel (Das Schweigen Zwischen Den Sternen)”, uma visão diferente, ideal para quem gosta que a sua música siga caminhos mais experimentais e não lineares! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: