sábado, 5 de fevereiro de 2011

RATOS DE PORÃO / LOOKING FOR AN ANSWER - split

RATOS DE PORÃO / LOOKING FOR AN ANSWER - split
(Beat Generation / Peculio Discos - 2010 - 10”)
http://www.ratosdeporao.com/
www.myspace.com/lfaa

Aqui está uma rodela bem catita! Duas bandas que conquistaram este coração mole com a sua rudeza e agressividade! A relação com RATOS DE PORÃO já é um amor antigo, com muitos episódios pelo meio e com aquele jogo-do-empurra normal, muitas vezes foram tudo para mim, outras já nem os podia ouvir! Com os espanhois LOOKING FOR AN ANSWER ainda é um namoro relativamente recente. Ainda estou a tentar descobrir até onde me deixam ir, após nos termos conhecido com o disco “Extincion”.

O facto de poder ouvir novos temas dos brasileiros também se tornou um atractivo, uma vez que nos últimos anos me tenho sentido negligenciado com o que tem saído daqueles lados. Se calhar habituaram-me mal e acabei por me tornar numa pessoa demasiado exigente, mas não me tenho entusiasmado muito.

Com os temas presentes neste split sinto-me um pouco melhor. Não se trata de material capaz de causar uma erecção épica, mas o facto de as músicas soarem um pouco retro, para quem está familiarizado com o espólio da banda, é o suficiente para me trazer um sorriso de volta! O crossover puro parece querer regressar ao seio familiar dos Ratos, com os seus temas rápidos a cruzar o punk thrashado de outros tempos! Basta estarem atentos aos temas ‘O Martelo dos Hereges’ ou ‘Guerrear’, para perceberem o que quero dizer!

No que diz respeito aos temas assinados pelos espanhois, tenho apenas a dizer que gostaria de ouvir mais partes com d-beat, pois gosto muito da forma como eles o fazem! É apenas um reparo pessoal a que tenho direito, uma vez que força e porrada é coisa que não faltam nestas musiquinhas! ‘Embestida’ dá cá uma daquelas vontades de incendiar orfanatos que, quando dei por mim, já estava a carregar o carro com litros e litros de gasolina! A aposta continua forte no grindcore com tiros no death-metal e crust, se bem que os blast-beats animalescos estão muito mais predominantes neste conjunto de músicas!

Para além dos temas originais com que cada banda contribuiu para este split, houve ainda espaço para serem trocadas as covers de cortesia, ou seja, Ratos de Porão gravaram o tema ‘La Matanza’ dos Looking For An Answer, que retribuíram com a cover de ‘Paranóia Nuclear’! Cacetada como deve ser!

Sem comentários: