sábado, 5 de fevereiro de 2011

DEEP COMA - down the gutter



DEEP COMA - down the gutter
(independente - 2010)
www.myspace.com/deepcomaband

Este jovem projecto açoriano nasceu da mente de Tito Bettencourt, responsável por todos os instrumentos em “Down The Gutter”, que cedo se fez acompanhar por Maldor Evil, para assumir o papel de vocalista na entidade DEEP COMA, enquanto o próprio Tito assegura também segundas vozes!

Apesar das aspirações groove metal assumidas pelos próprios, vou agarrar-me a uma outra definição, schizophrenic metal, também da sua assunção, que penso estar mais próxima daquilo que a música dos DEEP COMA nos oferece nesta primeira entrega, “Down The Gutter”, espécie de gravação demo mais extensa ou album em versão demo!

Atalhando caminho em direcção aos aspectos técnicos deste registo, há que primeiro salientar alguns aspectos, como sejam o facto da gravação ter sido efectuada em ambiente caseiro, longe de um ambiente controlado de estúdio e de todos os seus brinquedos e produtores! Por este motivo, existem por vezes alguns pontos mais desiquilibrados como é o caso do papel que o baixo deveria assumir em alguns momentos, mas as guitarras por outro lado estão muito bem captadas, faltando apenas um ataque mais predominante.

Tenho alguns problemas com as vozes, quero dizer, com a forma como acabaram gravadas, pois com o défice de polimento de uma gravação caseira denunciam o factor demo de “Down The Gutter”. O aspecto positivo é que isto não acontece sempre ao longo dos nove temas e por vezes esquecemo-nos desse detalhe.

Em termos de sumo, o conteúdo criativo, como os especialistas gostam de dizer, a diversidade está bem presente nestes temas, com visitas ou aproximações a géneros bem definidos (‘No Soul’ é praticamente um tema black-metal), mas também os ambientes menos óbvios e mais esquizofrénicos são abordados, como acontece no tema ‘Surrounded’! A escolha de abordagens vocais menos frequentes ajuda a complementar esses momentos de demência, mas na maioria das vezes as letras são debitadas como manda o figurino, com rouquidão e raiva!

Existem algumas influências de death-metal que, aliadas ao que penso ser uma bateria programada, anunciam uma toada a fazer lembrar algo industrial, mas que podem continuar a soar mais lineares, como acontece em ‘Addicted To Kill’, que acaba por ganhar com o facto de possuir uma boa composição e um solo de Paulo Bettencourt (Morbid Death)! Com o tema seguinte, ‘Dear World’, só nos falta um fato-macaco para nos sentirmos confortáveis num cenário fabril industrializado!

Em suma, “Down The Gutter” é uma estreia que permite vislumbrar algumas boas ideias que apenas precisam ser trabalhadas, principalmente no estabelecimento de uma linha condutora mais sólida em termos de afinidades sonoras. Após essa consolidação e com uma produção mais consciente, certamente ainda vamos ouvir falar bastante dos DEEP COMA!

Sem comentários: