sábado, 5 de fevereiro de 2011

(AURA) - invisible landscape



(AURA) - invisible landscape
(Valse Sinistre - 2010 - CD)

Este é um projecto de contornos pouco habituais para estas páginas e mesmo para o que costuma rodar entre as paredes deste refúgio. (AURA) é a expressão do músico e produtor André Fernandes e explora um universo experimental de contornos antagónicos, como que a provar os limites de sobreposição de ambientes diferentes na sua raiz, mas complementares na sua associação.

Este album de estreia foi elaborado com um objectivo delineado, servindo como uma banda sonora para dez fotografias do autor José Ramos. Os dez temas presentes em “Invisible Landscape” são apresentados como capítulos de ordem cronológica, ao invés de representarem uma entidade individual por si só. No entanto, a interpretação do seu conteúdo e paisagens é oferecida de forma livre a cada indivíduo que trace a sua viagem ao longo da experiência.

Dada a natureza experimental deste trabalho e o seu objectivo principal, não se tratam aqui de géneros ou inclinações sónicas. Os passos vão sendo dados através de uma palete diversa de ambientes díspares, com recurso a música criada em arranjos que podem incluir guitarras low-fi, andamentos electrónicos ou sons retirados do mundo exterior, numa conjugação que certamente servirá o seu proprósito de uma forma mais perceptível quando aliadas às imagens que é suposto musicarem. Algo que não tive possibilidade de fazer ao ouvir este “Invisible Landscape”.

De referir, a título de curiosidade, que dois dos temas presentes neste trabalho (‘Warm Winter’ e uma versão orquestrada de ‘The Furious March’) figuram na banda sonora do filme do realizador português Telmo Martins, “Funeral In The Rain”, para o qual André Fernandes também compôs e interpretou dez peças de música original!

Invisible Landscape” revela-se assim um trabalho interessante, a descobrir por todos quantos não tenham receio de molhar os pés numa maré ambiental de experimentalismo e avantgarde.

Sem comentários: