quinta-feira, 10 de outubro de 2013

[review] ACRANIA - An Uncertain Collision (2012)


ACRANIA - An Uncertain Collision
(independente – 2012)

Já foi mencionada num texto anterior uma outra banda chamada ACRANIA, mas esta é mesmo outra coisa por completo. Antes de entrar em mais pormenores  imaginem a vossa banda do costume, com os ritmos balançados, o ocasional shred e a voz rouca... Agora imaginem que essa banda arranja um percussionista, e coloquem-nos no México!

O metal deve ser o estilo musical mais aberto a experimentação (sim, há muito elitista por ai, e muitas vezes um simples corte de cabelo chega para receber ódio da multidão. Mas a verdade é que, no plano geral, temos de tudo um pouco na nossa musica) e cada vez mais parece que bandas novas tentam propositadamente atravessar a linha do que parece inimaginável. Felizmente, algumas vão conseguindo fazer isto com sucesso, e este grupo vindo directamente da cidade do México é um belo exemplo. "An Uncertain Collision" conta com secções que poderiam ser directamente tiradas de um qualquer merengue, ou cha cha cha!

Estes ACRANIA tiraram o melhor partido possível da cultura que os rodeia e não hesitaram nem um bocado! Onde se poderia esperar talvez a mais ligeira passagem de congas pelo meio de uma faixa de puro metal, os mexicanos ousados puseram um ensemble completo com todo o tipo de instrumento familiar na musica latina, com trompetes a liderar na intro (como em 'A Praise To Madness') ou um solo de saxofone ('But Not Today').

Algo que faltava, era mesmo uma produção melhor. Mas aos olhos de alguns (aos meus, por exemplo) o valor do artista só é enaltecido pela aparente falta de condições. E de qualquer forma, quando as musicas incluem passagens de bossa nova, brilhantemente executadas, as falhas na produção passam para o plano de fundo e se este texto vos deixou curiosos, mas incertos, recomendo que vão ouvir 'A Praise To Madness 'ou 'Now'. --- [Diogo Alphonso]

Sem comentários: