domingo, 10 de outubro de 2010
UTOPIUM - conceptive prescience (EP 2010)
Num dado momento deste EP ouve-se uma voz gravada que declara o seguinte: “Rock ‘n’ Roll is the fury within you”! Esta deveria ser a declaração de abertura para este ‘Conceptive Prescience’ e, de certa forma, bem poderia ser o grito de guerra para a música dos UTOPIUM, uma vez que é de fúria e agressividade que são feitas as raízes dos temas apresentados aqui, para deleite de toda a juventude que aprecia uma dose saudável de violência sonora, como os médicos costumam receitar!
Depois da estreia com uma demo de três temas em 2008, é chegada agora a vez de uma gravação com melhor qualidade sonora e melhor produção, alargada a sete novas músicas carregadas daquelas coisas boas de que a banda de Lisboa se alimenta para sobreviver sanamente na sua utopia, que é a mesma coisa que dizer para estarem preparados para novas dose de crustcore nocivo, temperado com as quantidades certas de grindcore abrasivo e violento e para não fugir à declarada abertura de espírito presente nas influências destes rapazes, temos também o sludge contido de “Slumber Edge”, muitíssimo mais lento que os restantes temas, tornando-se também no tema mais longo, a ultrapassar os cinco minutos e meio, contrastando com o restante material que nunca pede licença para acelerar e deixar destroços pelo caminho!
Agradam-me bastante as vocalizações, em que Rizzo vai alternando de forma equilibrada o gutural sujo com o gritar de raiva, um exercício que não tem sido descurado ao longo do tempo, nem tão pouco têm sido as letras que merecem o seu próprio destaque, tentando fugir dos habituais formatos mais directos e deixando espaço aberto à interpretação pessoal! A parede de betão oferecida pelas guitarras tem umas fundações tramadas, dando a sensação que não existe desastre natural que não consigam suportar, quando não estão elas a criar um próprio, mas em alguns momentos pedia-se ainda mais presença, talvez para conseguirem atingir uma maior definição em oposição ao tornado massivo com que nos atingem! Para além dos sete temas que os UTOPIUM gravaram para este lançamento, os afortunados que conseguirem deitar as mãos a ‘Conceptive Prescience’ também têm direito como bónus, a “My Philosophy”, cover de Nasum que a banda gravou para o tributo aos citados, lançado pela Power-It-Up! Sou da opinião que estão cada vez melhores! Tenho dito!
www.myspace.com/utopiumgrind
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário