domingo, 10 de outubro de 2010

MACHINERGY - rhythmotion (CD 2010)



São os próprios MACHINERGY que o afirmam, para eles “a única coisa que importa é a música”! Talvez seja por esta razão que se compreende e abraça tão bem a sua recusa em adoptar rótulos castradores, seja na forma como se descrevem ou, mais importante, na música que compõem! Os MACHINERGY são Metal! Obviamente, não negam as suas influências que, mais que surgirem patentes nos seus temas, surgem gravadas no espírito que fez com que os membros fundadores desta banda mantivessem uma amizade e uma colaboração que lhes permitiu estar ao leme das duas únicas bandas de metal criadas na sua Arruda-dos-Vinhos natal. É certo que entre uma e outra estão vinte anos de distância, mas a vontade permanece tão forte como a música. Surge então em 2010 o primeiro album desta banda, como uma espécie de sublinhado dessa vontade.
Rhythmotion’ foi gravado nos Fifteen Steps Up Studio, local de ensaio da própria banda! São dez temas em que não faltam inclusivelmente duas presenças ilustres, encarnadas nas vozes de Célia Ramos (Mons Lvnae) e Hugo ‘Mosgo’ Guerreiro (ex-Simbiose), que emprestam um pouco do seu talento vocal nos temas ‘Godus’ e ‘Incendiário’, respectivamente.
A abertura do disco acontece num tom rítmico bastante marcial, talvez a dever a alguma influência industrial que possa ter assombrado positivamente os MACHINERGY no momento da composição de ‘Rhythmotion’, tema que dá nome ao album e ‘Blakus’, que consigo imaginar ser interpretada por uns Young Gods! Avanço neste ponto para o sétimo tema, ‘Morning’, destaque incortonável a ser feito, devido à sua composição galopante, ainda que não chegue verdadeiramente a acelerar, mas existe algo ali que contagia imenso! A velocidade propriamente dita não faz neste disco a sua lei, mas isso não abala em nada os temas dos MACHINERGY, seja na rudeza mais core de ‘Incendiário’, na melodia mais contida de ‘Godus’ ou na caminhada mais thrash-metal que é ‘Innergy’!
Este primeiro album revela-se um trabalho não linear com óptimos momentos (‘Rhythmotion’, ‘Blakus’ e ‘Morning’ fazem já parte da minha playlist)! Uma estreia bastante positiva!

www.myspace.com/machinergy

Sem comentários: