quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ponham os olhos aqui: MYSTICAL FULLMOON (itália)



A origem destes milaneses remonta ao ano de 1994, altura em que ainda davam pelo nome Morbid Entity e tentavam praticar uma abordagem pessoal ao género death/black metal! Após algumas alterações de formação, uma situação que quase se tornou uma constante ao longo dos anos, surge a primeira demo, “Through Somber Passages”, no início do ano de 1997 e já com o nome MYSTICAL FULLMOON! As boas críticas conseguidas com esta edição levaram-nos à Alkaid Records (entretanto extinta) e a um EP chamado “Beyond Somber Passages”! Posteriormente, após mais tempos de instabilidade no line-up, surgiram ainda uma gravação apenas com 2 temas, com o objectivo de promover a nova sonoridade da banda, e um disco ao vivo um pouco obscuro intitulado “Live in Lu”, editado pelo próprio selo de um dos elementos da banda! Mais recentemente foi lançado um novo disco com o nome “Scoring a Liminal Phase – Ten strategies for postmodern mysticism”!

Apesar de não terem abandonado a vertente black-metal com que deram início à carreira, os italianos avançaram destemidos para a fusão desse género com outras vertentes que, por norma, não são habituais ver associadas desta forma! Assim sendo, se é verdade que muitos dos elementos característicos estão presentes, seja na forma da construção rítmica de guitarras ou nos vocais muitas vezes rasgados ou mesmo em alguns ambientes mais negros, proporcionados pelo trabalho dos teclados, a música que os MYSTICAL FULLMOON praticam hoje em dia está muito para lá das limitadas convenções impostas pelos defensores do black-metal mais tradicionalista! Vários elementos de outros géneros musicais surgem aqui e ali, como rock progressivo, industrial ou mesmo jazz, tornando o trabalho deste colectivo italiano alvo de críticas positivas, dada a sua originalidade ou mesmo, segundo alguns críticos mais entusiastas, a sua genialidade! A própria banda fala em música contaminada por outros sons que derivam de bandas sonoras de filmes, noise rock, música clássica ou doom-metal!

Para além da fusão de todos estes estilos musicais, que os enquadra num espectro musical muito mais progressivo que tradicional, a própria imagem da banda também foi muito cuidada e também ela se afasta dos habituais cenários próprios do black-metal, tendo sido abandonado a corpse-paint (que ainda chegaram a utilizar mais no início da carreira) e demais artefactos estilizados e abraçando um visual mais futurista, quase marcial, mas onde se cruzam também alguns elementos da sua tradição histórica, ainda que estes sejam menos transparentes!

Todas estas variáveis acabam por oferecer a esta banda italiana a oportunidade de surgir destacada e afastada de muitas outras bandas, cuja opção pela segurança e conforto de não correr riscos num género conhecido pela sua reduzida tolerância à própria actualização, acaba por enviá-las para o campo de jogos onde brincam as restantes formações fechadas a novas ideias e a novas sonoridades, continuamente reciclando o mesmo conteúdo e apresentando-o com o grande entusiasmo de quem o mostra pela primeira vez, como se fosse novidade!


MYSTICALL FULLMOON - Per Speculum In Aenigmate

www.myspace.com/mysticalfullmoon

Sem comentários: