segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FORMIS - perfect excuse (review)


FORMIS – perfect excuse
(independente - 2010)

Esta banda polaca surgiu no panorama em 2010, após ambos os seus guitarristas terem abandonado um outro projecto, Iscariota, com quem tinham colaborado até aquela altura! Com algumas composições na bagagem, mas sem um line-up que as pudesse gravar e tocar ao vivo, foi esse o primeiro e grande objectivo a alcançar, depois de se terem decidido a criar os FORMIS!Não é portanto de estranhar que o primeiro registo gravado desta banda tenha surgido apenas alguns meses após o line-up estabelecido!

Este mini-album é composto por sete temas, sendo que um deles, ‘Sapphire’, é uma peça intrumental que demonstra um pouco do virtuosismo do baixista Jacek e que fecha os 24 minutos que perfazem “Perfect Excuse”! Numa onda que mistura momentos thrash com death-metal, intricado, mas que não cai no exagero exibicionista das bandas ultra-técnicas, devendo mais às vertentes progressivas do género, se tivermos em conta as costuras melódicas com se cosem muitas das passagens deste disco!

Uma das surpresas enquanto ouvia “Perfect Excuse” foi o surgir de uma voz feminina, limpa, em contraste com o tom do vocalista Artur Mika, que não raras vezes se assemelha a um Chuck Shuldiner movido a thrash/death! Esta voz feminina não vem aqui participar no habitual jogo da bela e do monstro, mas com a sua presença reforça os aspectos melódicos que os FORMIS tentam traçar!

Em termos técnicos não há nada a apontar. Apesar da inclinação progressiva, a estrutura dos temas mantem-se dentro dos patamares thrash/death, ou seja, não se arrastam em círculos técnicos intermináveis! Chegam, mostram o que valem e partem para dar lugar aos seguintes! Os músicos têm, obviamente, qualidade e a produção não deixou pontas soltas, se tivermos em conta que se trata de um lançamento independente! Resta agora esperar por uma leva de temas recentes e um novo registo a dar continuidade a este trabalho! (Rui Marujo)

Sem comentários: