terça-feira, 7 de junho de 2011

LEGACY OF CYNTHIA - voyage



LEGACY OF CYNTHIA - voyage
(independente - 2011 - EP)
www.myspace.com/legacyofcynthia


Os LEGACY OF CYNTHIA são uma banda com uma história recente, nascidos quando o ano de 2010 ainda se mostrava presente, mas não quiseram perder muito tempo e este EP é a sua estreia em termos de gravações! A banda assume a sua sonoridade como “uma viagem através de paisagens serenas e limpas sem deixar de lado uma vertente mais pesada e directa”, fazendo uso das palavras presentes no seu press-release! Mas, caindo na tentação de oferecer uma descrição mais redutora e objectiva, diria que estamos na presença de um colectivo que explora na melhor das suas capacidades os ambientes progressivos alcançados através de uma sobreposição de elementos bastante melódicos, não raras vezes acústicos, e andamentos mais duros, aumentando o factor distorção, mas não perdendo o rumo pretendido com os andamentos mais serenos!


Nesta estreia, a banda apresenta-nos quatro temas que ultrapassam a marca dos 7 minutos e um instrumental, ‘After The Rain’, que fecha o EP e permanece abaixo dos 4 minutos! A abertura é feita com ‘The Abyss of Tragedy’, que desde logo se manifesta com uma estranha relação entre as melodias ditadas pelos instrumentos e por aquelas que, infelizmente, as vozes não chegam a apresentar! Ainda que as guitarras teçam uma teia confortável, salpicada por solos de muita qualidade, os dois vocalistas, Peter e Charlie, não arriscam muito, mantendo sempre o seu registo num patamar demasiado plano, sem grandes variações ou momentos de destaque! Não quer isto dizer que sejam o elo mais fraco, pois o registo encontrado no tema ‘Birds’ acaba por ser bem mais interessante, talvez devido à natureza mais acústica da música em questão!


Juliet’ arranca com um balanço melódico a fazer lembrar um médio oriente próximo, mas volta a trazer a sensação de que as linhas vocais poderiam ser mais dinâmicas. Voltam também os óptimos apontamentos oferecidos pelas guitarras de Oz e Catalão, que continuam logo a seguir, enquanto a banda fecha esta sua estreia com o instrumental mencionado um pouco atrás (After The Rain)!


Uma estreia é sempre uma estreia, com todos os seus pontos positivos e todos os aspectos a serem melhorados futuramente e os LEGACY OF CYNTHIA, sendo notóriamente um projecto onde pontua talento, saberão melhor do que ninguém traçar o seu percurso a partir deste “Voyage” para o que se espera serem os anos vindouros, fazendo uso da sua capacidade de aliar peso, melodia, serenidade e objectividade! (RM)

Sem comentários: