domingo, 10 de outubro de 2010

ORPHEUS - so it begins (EP 2010)



É um facto conhecido que a música existe sem fronteiras ou distâncias que a contenham e os diferentes géneros estão disseminados um pouco por todo o lado. Tanto assim é que podemos deparar-nos com uma banda australiana que pratica uma sonoridade tipicamente sueca, como é o caso aqui presente dos ORPHEUS!
A banda surgiu em Melbourne, corria o ano 2008, pela mão de dois amigos, Chris Themelco e João Gonçalves (sangue lusitano presente!), e foi durante o ano seguinte que surgiu este EP, ‘So It Begins’, depois de muita experiência acumulada, quer em termos de escrita e composição, quer em termos de presença em palcos um pouco o meio australiano.
Neste EP, os ORPHEUS gravaram cinco temas e uma intro, apresentando a sua visão pessoal do chamado som de Gotemburgo. Existe aqui melodia em quantidades suficientes, para as quais contribuem bastante o trabalho das duas guitarras e os ambientes criados pelos teclados de Sasha Bragança (mais sangue lusitano certamente), mas quando o embalo assim o pede, os ORPHEUS não se inibem de encostar o aço ao chão e aceleram para ritmos mais poderosos e dinâmicos. ‘Minds Betrayal’ é o tema que destaco, não apenas por ser o que mais despertou preferência, mas também porque ilustra bem esse pender melódico-agressivo que se denota ao longo da música desta banda.
Actualmente, os ORPHEUS encontram-se a trabalhar naquela que será a sua estreia em formato de longa duração, que será editada até ao fim deste ano através da Just Say Rock Records, com quem assinaram em Abril passado. Pelo que apresentam neste EP, estamos a contar com uma estreia de qualidade!

www.myspace.com/orpheusmetaloz

Sem comentários: