segunda-feira, 24 de novembro de 2008

LOOKING FOR AN ANSWER - extinción (2007)



A música de contornos extremos sempre teve um lugar próprio no meu universo de preferências, apesar da minha eterna relutância em conseguir apreciar projectos que fazem dos blast-beats o seu curriculo habitual.
Por essa razão, as bandas que têm o seu ninho construído nos recantos nefastos do grindcore e/ou death-metal mais devastador, têm forçosamente que me convencer com alguns temas que me façam ter vontade de sair porta fora com uma barra de ferro na mão e destruir tudo o que me surgir à frente. Mas que me despertem essa vontade e não entrem na minha cabeça com mensagens subliminares, que eu sou um indíviduo sossegado e não muito dado a confusões.
É exactamente por isso que o que me atrai na música destes espanhóis, não tanto a sua faceta declaradamente mais grindcore, mas sim os baldes de influência que vão buscar à fonte crust-thrash-death do período de transição entre o final da década de oitenta e o princípio de noventa. É talvez isto que faz da música dos Looking For An Answer a banda sonora ideal para lançar um carro armadilhado contra as paredes de uma embaixada qualquer. É coisa para nos dar aquele incentivo que falta.
Neste lançamento, intitulado “Extinción”, a banda de Madrid mistura as explosões mais características da cena grind em tiradas como “Fosa Comum”, “Sistema Social” ou “Conciencia Genocida”, com grandes malhas mais (digamos) trabalhadas que se estendem até ao formato mais típico dos temas entre os 2 e os 3 minutos, como se pode constatar em momentos como “Cada Nacimiento Es Una Tragedia” (tema em que estou completamente viciado), “Ruptura” ou no sugestivo “Los Humanos Tambien Son Carne”, todos eles bons exemplos da forma como os Looking For An Answer misturam as suas influências.
Segundo me parece, “Extinción” saiu para as ruas em formato CD nos últimos fôlegos de 2007 (Living Dead Society / Under The Knife) e teve já direito, em 2008, a uma segunda versão em vinil 12” com alguns temas extra (Power It Up). É o décimo trabalho deste quinteto, depois de terem editado vários EP’s, principalmente splits (Comrades, Overpowering, KontraAtaque, Catheter, Zanussi, etc.) e de alguns dos seus trabalhos terem visto edições diversas CD, LP e Cassete, tudo isto desde que em 1999 saiu o primeiro split EP com Agathocles.
Sujidade, velocidade alternada entre o blast e o mid-tempo, em aliança a uma voz gutural que faz a ponte entre os nossos ouvidos e as enfermidades humanas que são retratadas nas letras! Vão saindo da frente que isto ainda aleija um bocadinho...


www.myspace.com/lfaa



LOOKING FOR AN ANSWER: cada nacimiento es una tragedia + repugnancia, aversion y odio (live)

Sem comentários: