segunda-feira, 5 de março de 2012

película: WHY YOU DO THIS? (2010)

O autor deste documentário, Michael Dafferner, tem duas grandes ocupações na sua vida: trabalha em engenharia aeroespacial e é vocalista de uma banda de metal técnico progressivo chamada CAR_BOMB! Foi exactamente nessa condição que começou a questionar-se e aos seus colegas de banda “porque raio fazemos nós isto?”! Talvez seja, de facto, a questão que mais vezes terá passado pela mente de todo e qualquer músico ligado a uma banda underground, o porquê de perder todo aquele tempo e dinheiro, na grande maioria das vezes abdicando de grande parte da sua vida pessoal, para estar associado a uma banda que, nas palavras do próprio, ninguém conhece e que toca um género de música que poucos querem ouvir, fazendo digressões com outras bandas que ninguém conhece!

 
Ao longo de um período de aproximadamente três anos, de 2007 a 2010, tendo como pretexto três digressões diferentes, Michael Dafferner vai-se debruçando sobre as diferentes motivações e formas de lidar com essa vivência do metal underground, onde mais vezes que poucas, as perdas financeiras e a pouca retribuição e reconhecimento do trabalho levado a cabo por cada banda leva a verdadeiras incursões filosóficas acerca do porquê de todo aquele esforço, todo aquele tempo perdido, todo aquele dinheiro gasto, todas aquelas pequenas partes da vida de cada um que vão ficando pelo caminho!

Pelos caminhos e episódios atravessados durante as três digressões mencionadas, o escritor, produtor e realizador deste documentário, Michael Dafferner, acaba por ter oportunidade de confrontar com estas questões, não só os membros da sua banda, como também alguns outros músicos e outras bandas, tentado estabelecer uma ponte entre a perspectiva e ansiedade imberbe de uns novatos como os UNDEAD SPETZNAZ e a maturidade e experiência, não só de estrada, mas também, e talvez principalmente, de vida de nomes mais consagrados como RICHARD CHRISTY (baterista que passou pelos DEATH ou ICED EARTH e que tem actualmente o seu próprio projecto CHARRED WALLS OF THE DAMNED) ou RANDY BLYTHE (vocalista dos americanos LAMB OF GOD), numa tentativa de encontrar não apenas um motivo para o que fazem, mas também uma espécie de justificação para continuar este caminho musical paralelo, com todas as suas dificuldades e barreiras, principalmente no que diz respeito à procura de todos por uma vida normal, com famílias normais e um pouco de algo que se assemelhe a felicidade! É também nesse contexto que outros nomes mais ou menos conhecidos vão sendo entrevistados e as suas observações vão sendo levadas em consideração, como é o caso de LAST CHANCE TO REASON, BELLA MORTE, GOJIRA, THE CHARIOT ou GOATWHORE!

No fundo, a pergunta que oferece nome a este documentário de pouco mais de uma hora de duração, deve ser a grande questão que ocasionalmente assalta as mentes de todos quantos estão de alguma forma ligados ao underground em geral e ao metal em particular. Porque é que fazemos isto? Porque é que ainda fazemos isto? Não existe uma resposta universal, mas Michael Dafferner parece conseguir algum esclarecimento pessoal, que talvez sirva para outros com semelhantes dúvidas.

Podem ver o documentário WHY YOU DO THIS? na sua totalidade, no vídeo em baixo:


Sem comentários: